Os meus caracóis

Sendo a única rapariga no meio de cinco rapazes, eu tinha uma grande inclinação para medir forças com eles. Tinha uma maneira especial de correr e por isso os batia em corrida, jogava futebol, trepava às árvores, e tinha sempre um dos joelhos em ferida. Quando curava um, esfolava o outro. Havia, no entanto, uma coisa a que não podia fugir: o meu cabelo. As meninas usavam o cabelo comprido, por altura dos ombros, e eu não fugia à regra. O pior eram os caracóis. A minha Mãe passava cerca de dez minutos, todas as manhãs, a fazer-me vinte caracóis, nos quais tinha grande orgulho. Não eram caracolinhos, mas vinte canudos. Para mim, era um martírio estar quieta à espera que ficassem todos prontos e que os dois da frente ficassem atados com laçarotes.
Um dia foi o barbeiro lá a casa para cortar o cabelo dos meus irmãos e eu fiquei por ali, a olhar cheia de inveja. Aproveitando que a Mãe estava distraída com a lida da casa, fui ter com ela e perguntei se também podia cortar o cabelo. Respondeu que sim, quase sem perceber o que eu estava a pedir. Radiante, fui ter com o barbeiro e, sem lhe dar tempo para pensar, expliquei: "A minha Mãe mandou cortar por aqui!" O "por aqui", acompanhado do gesto, era por cima das orelhas, mesmo à rapaz. E foi "por aqui"! Podem imaginar a cara da minha Mãe quando fui ter com ela, toda contente por não ter de fazer os canudos. Não teve coragem para me ralhar, pois tinha consentido, mas ficou tristíssima. O cabelo voltou a crescer e voltaram os canudos, mas, pelo menos durante algum tempo, eu andei radiante da vida...

5 comentários:

fugidia 20 de fevereiro de 2008 às 20:29  

:-)
:-)
:-)

gostei desta :-)
(havia de ser minha filha e eu lhe dizia... que bela tareia... :-p)

luna 21 de fevereiro de 2008 às 09:33  

Isso dos caracois/canudos é realmente 1 martírio.Eu que o diga, que bem gostava de ter o cabelo apenas ondulado, como alguns, ou bem lisinho mesmo. Hehehe.

Bjs

Maria João 25 de fevereiro de 2008 às 11:18  

fantástico ler estas histórias logo de manhã. delicioso.
bom dia avó!

Otelo 25 de fevereiro de 2008 às 21:57  

E eu que sempre invejei os caracóis alheios. Realmente, nunca ninguém está satisfeito.

Sol e Lua 26 de fevereiro de 2008 às 20:37  

Fugidia, dava uma tareia?
:-(

Luna, a vida é assim!

:-p

Olá, Maia João. Tudo Bem?
:-)

Otelo, não inveje caracóis alheios. Nem sabe o trabalhão que dão...

:-)

Visitas

Outros Sonhadores

Pesquisar