A Vida é feita de nadas

A vida é feita de nadas,
de grandes serras paradas
à espera de movimento.

Miguel Torga

Não tenho por feitio ficar à espera de que algo aconteça, quando posso impedi-lo. E isso não é bom, pois já fui acusada de "meter o nariz onde não sou chamada". Mas é difícil ver a vida de uma pessoa desmoronar-se e eu não fazer nada. Vem isto a propósito de um pedido de auxílio, que uma grande amiga me fez. Não tenho dormido bem, a pensar nela. Mas como posso ajudá-la se também não tenho solução? Uma mãe faz tudo pelos filhos, e este é o caso dela. Mas os filhos nem sempre têm cabeça e julgam que a mãe é o banco de Portugal. A filha mais nova endividou-se, pediu ajuda à mãe, e, em vez de pagar as dívidas, ainda fez mais e não pagou nenhuma. E a minha amiga vive angustiada, sem saber como ajudar, pois vive só da sua reforma. Envergonhada, quase a medo, veio pedir-me ajuda. Mas eu também vivo da minha reforma e não posso ajudá-la. Tive vontade de lhe dizer que a filha já é bastante crescidinha (divorciada, dois filhos) para saber o que faz e que a minha amiga lhe deve dizer "basta!". Mas tem os netos e não tem coragem. E assim, sem o auxílio das outras quatro filhas, que também têm a sua vida, e não estão dispostas a ajudar a irmã, não sei o que lhe vai acontecer. Ando mesmo indisposta com esta história. Eu gostava de a ajudar, mas, ao mesmo tempo, acho que não devo ajudar a sustentar vícios. O que devo fazer? Ela foi sempre tão minha amiga....

3 comentários:

Otelo 9 de julho de 2007 às 22:02  

Que uma mãe ampare em todas as circunstâncias os erros dos filhos eu posso compreender.
Que terceiros auxiliem a aliviar o peso das consequências de quem já deve ter juizinho bastante já não posso aceitar.
É a minha opinião

Sol e Lua 10 de julho de 2007 às 12:01  

Obrigada, eu também penso assim e por isso não ajudei. Mas a angústia fica sempre.

fugidia 10 de julho de 2007 às 12:10  

Pois fica.
Como em muitas outras situaações da vida. Bem piores. E quando nem sequer há "culpados".

Visitas

Outros Sonhadores

Pesquisar