MAÇÃS BRAVO D'ESMOLFE

Quando eu era pequena não gostava de maçãs. Não sei a razão, mas torcia sempre o nariz quando a minha Mãe me obrigava a comer alguma. E assim fui crescendo até aos dezoito anos. Estava a estudar em Lisboa, em casa da tia I. e passava as férias grandes em casa dos meus avós paternos, em Viseu. E continuava a não gostar de maçãs.
Um dia, a tia I. foi buscar-nos a Viseu (a mim e ao meu irmão mais novo), e comprou maçãs Bravo d'Esmolfe. No combóio, o perfume das maçãs espalhou-se no compartimento. Ao chegarmos a casa, ajudei a arrumar as maçãs e a cozinha ficou inundada com aquele aroma. No dia seguinte, não resisti e decidi provar uma maçã. Era relativamente pequena, de cor esbranquiçada, com um leve tom avermelhado. Dei uma dentada, e fiquei rendida à polpa macia, doce, agradável.
Nunca mais deixei de comer maçãs, primeiro só as de Esmolfe, depois as outras variedades, em que prefiro as Royal Gala.
Estava hoje a comer a minha maçã Bravo d'Esmolfe, quando me veio uma saudade enorme daqueles tempos em Viseu, em que vestia umas calças "à pirata" para andar à vontade na quinta e a minha Avó não me deixava sequer chegar ao portão, porque estava de calças...
Também me lembrei do espanto da minha Mãe, quando veio de licença graciosa com o meu Pai, ao ver-me comer maçãs com tanto entusiasmo.
O que faz um aroma!

7 comentários:

Bacouca 11 de novembro de 2011 às 12:49  

Dreamer,
Por vezes a renitência, teimosia ou o que queiram chamar, não nos deixam experimentar o que de bom passa a nosso lado! Temos que ser mais "aventureiras" até nos sabores!
Um beijo

BlueShell 12 de novembro de 2011 às 07:33  

Ora, bom dia...
Nunca tinha vindo aqui...vim porque visitei a "Bacouca" e vi-te por lá.
Ora...o mundo é pequeno mas as maçãs de bravo d'Esmolfe são imensas! Digo isto porque sou de Mangualde, a dois passos e Penalva do Castelo e da localidade de Esmolfe que dá o nome a esse fruto delocioso.
Lembro-me de as ter estendidas no chão da cave e o aroma perfumar toda a casa...E agora...É ALTURA DELAS!!!

Abraço
BShell

Dreamer 12 de novembro de 2011 às 12:49  

Bacouca, não sou assim tão "aventureira" quanto a sabores. Ainda torço o nariz a muita coisa, mas acho que tem razão. Abraço.

Blue Shell, seja benvinda! Adoro estas maçãs e ando a comê-las todos os dias. E todos os dias me lembro das férias em Viseu. Basta pegar na maçã... Volte sempre que quiser. Abraço.

Lina Arroja (GJ) 17 de novembro de 2011 às 18:45  

Dreamer, quando eu era criança, detestava favas, peixinhos da horta, açorda e maçãs bravo esmolfe.
Hoje, tirando os peixinhos da horta, não perco as restantes iguarias.
Penso, que a minha mãe, se aqui estivesse, ficaria feliz e orgulhosa. :-)

Dreamer 18 de novembro de 2011 às 17:49  

GJ,também não gosto de peixinhos da horta... mas adoro açorda. Favas, por uma questão de alergia, não posso comer mas gosto. Continuo a detestar as chamadas "ervilhas tortas". Não sei se lhes chamam assim aqui em Portugal.
Bj

Mike 23 de novembro de 2011 às 14:38  

Dreamer, sempre ouvi dizer, principalmente quando vivi no Reino Unido, que "an apple a day keeps the bloody doctor away"... quer dizer, o bloody nunca tinha ouvido, acrescentei agora. (risos)

Dreamer 23 de novembro de 2011 às 17:27  

E o Mike, come uma maçã por dia?
Assim é que se evita o bloody doctor! :-))))

Visitas

Outros Sonhadores

Pesquisar