TODOS OS PATINHOS...

A água não servia para beber, quando eu era adolescente. Traziam-na do rio em barris, despejados  a seguir num reservatório. Havia um homem que dava à bomba para a água subir até a um tanque e dali ser canalizada para toda a casa. Para a beber, isso não era suficiente. Era preciso deitar a água em sangas ( havia 3 lá em casa, num anexo), onde era filtrada para recipientes em barro e de onde saía fresquinha. Dos recipientes, era transportada para a cozinha, onde era fervida em grandes panelas, e, depois de arrefecer, era deitada no filtro, e só depois podia ser bebida.
O anexo era muito fresco, e a minha mãe gostava de guardar ali os repolhos que lhe eram fornecidos. Acontece que eu nunca gostei de repolho, uma das minhas muitas manias.
A minha Mãe tinha criação de patos na horta junto do rio. Quando nasciam patinhos, eram levados  para o jardim da nossa casa, no alto de um morro, e andavam por ali até serem suficientemente grandinhos para se governarem junto do resto dos patos.
Eu gostava de andar no meio deles, tão amarelinhos, e ajudava a dar-lhes de comer. Até que tive uma ideia brilhante: comecei a tirar folhas dos repolhos e a fornecê-las aos patinhos, que as comiam num instante, não deixando qualquer prova do meu delito.
Mas a minha Mãe começou a estranhar a velocidade a que desapareciam os repolhos, e, passado algum tempo,  acabou por descobrir a minha artimanha. Os patinhos andavam bem gordinhos atrás de mim, à espera de mais repolho, mas a festa terminou  e eu fui obrigada a comer o repolho, sempre que era servido...

(As sangas eram feitas de um material poroso, de forma triangular, encaixadas numa armação de madeira. Por baixo do bico ficavam as bilhas em barro, para onde a água pingava. Tudo tinha de se manter bem limpo, pois desses cuidados dependia a nossa saúde.)

1 comentários:

Bacouca 20 de janeiro de 2012 às 11:59  

Dreamer,
Maneira matreira de se desfazer dos repolhos! Os patinhos deveriam ficar felizes quando a viam!
As as Mães andam sempre atentas e acabam por descobrir as nossas artimanhas.
Não me lembro desse sistema de purificação da água mas lembro-me muito bem dos filtros nas cozinhas: era uma peça fundamental.
Beijo

Visitas

Outros Sonhadores

Pesquisar