A CORAGEM DA ISABEL

Hoje, ao ler a revista da APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês), encontrei um artigo da Isabel. Foi minha aluna, (e boa aluna), e, há alguns anos, é minha colega. Ensina numa escola dos arredores de Lisboa e está sempre bem disposta. Ao ler o seu artigo, fiquei de boca aberta. A Isabel recebeu a notícia da sua escolha para participar num curso de formação de professores em Norwich, no Reino Unido, (em 2009) no mesmo dia em que soube que tinha um cancro; que tinha de ser operada e fazer quimio- e radioterapia. Acabou por decidir ir e fazer o curso, depois de ser operada e já ter começado a fazer a quimioterapia. Isto foi o que li.
Telefonei à Isabel, com quem estive em 2009 e não me apercebi de nada. Ela, que continua a chamar-me "professora", ficou comovida com a chamada. Quem estava comovida era eu, com a força que ela me transmitiu. Disse estar melhor, embora ainda em tratamento, para evitar metásteses. Foi ela quem me deu força e me fez envergonhar de me lamentar às vezes. Continua a ensinar, como se não houvesse nada, e tem
sete turmas! E eu, que me queixo de estar cansada depois de estar três horas a arrumar livros!...
E ainda me deu um conselho: "Quando se sentir triste e abatida, arrume gavetas, mesmo que estejam arrumadas!" Bem hajas, Isabel! As tuas melhoras e a continuação dessa força incrível!

Visitas

Outros Sonhadores

Pesquisar