Quem somos nós?

Otelo faz umas perguntas interessantes no último comentário e disserta filosoficamente sobre o que andamos a fazer neste mundo.
Lembrei-me de um quadro de Gauguin com estas perguntas "De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?"
Penso que estamos no mundo com um objectivo, só que, às vezes, demoramos muito tempo a descobrir qual é. Penso que não estamos aqui, neste lugar, só por estar. Também acho que não tenho a veleidade de pensar que posso endireitar o mundo. É muito difícil aceitar os maus momentos e ver que os bons momentos passam a correr, quase sem darmos por isso...
Mas prefiro pensar com Carl Sagan que "somos a encarnação local de um Cosmos que toma consciência de si próprio. Começámos a contemplar as nossas origens: pó de estrelas meditando sobre estrelas; ajuntamentos organizados de dez mil biliões de biliões de átomos analisando a evolução do átomo; descobrindo a longa caminhada que, pelo menos para nós, levou ao aparecimento da cosnciência. Devemos a nossa lealdade à espécies e ao nosso planeta. Somos nós que nos responsabilizamos pela Terra. Devemos a nossa obrigação de sobreviver não só a nós próprios, mas ao Cosmos, vasto e antigo, de onde despontámos." (Carl Sagan - Cosmos)
E, como sou pó de estrelas, a minha ambição é voltar para as estrelas, deixando na terra qualquer coisa de útil, mesmo que pequenina, para as gerações vindouras. E, se fizer tudo com amor, penso que o mundo será melhor para os que vierem atrás de mim.

Pensamento

"Estamos tão habituados a disfarçarmo-nos para os outros que acabamos por nos disfarçarmos para nós próprios."

François de la Rochefoucauld

Visitas

Outros Sonhadores

Pesquisar